terça-feira, 22 de julho de 2008

Emagreça com Yoga

ASANAS QUE AJUDAM A PERDER PESO COM A QUEIMA DE CALORIAS OU MELHORA DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ENDÓCRINO


Muito se sabe dos benefícios emocionais e mentais do Yoga. A prática constante traz equilíbrio, conhecimento pessoal e melhora alguns problemas psicológicos como depressão e ansiedade. Os asanas também ajudam a deixar a coluna mais alongada, diminuindo dores físicas. E, apesar de não ser o objetivo do Yoga, a prática também pode ajudar a emagrecer.

A obesidade não combina com Yoga, pois, além de ser um problema que afeta a saúde, o excesso de peso complica também a prática. “A obesidade atrapalha a prática porque dificulta a realização correta de asanas e exige força extra para conseguir sustentar o corpo”, disse o professor de Yoga Mário Américo, da academia Competition, de São Paulo. Aqueles que seguem a dieta vegetariana e saudável e praticam com freqüência, raramente sofrem com problemas de peso. Mas algumas pessoas ainda não conseguiram se livrar daqueles quilos a mais que incomodam tanto. A dedicação ao Yoga ajuda muito nesta batalha de várias maneiras.

Gasto de calorias
O Yoga, apesar de não ser tão agitado quanto uma aula de aeróbica, também é um exercício e promove a queima de calorias. Algumas modalidades, como o Power Yoga e o Ashtanga, possuem uma alta queima calórica por serem bastante dinâmicas, praticando o Vinyasa.

Quanto mais forte e dinâmica for a prática, maior a chance de emagrecer. “A queima de calorias em cada aula depende muito de cada pessoa e da intensidade da prática. Duas pessoas podem queimar quantidades diferentes de calorias em uma mesma aula porque uma faz com mais cautela e a outra é mais enérgica”, explicou Mário. “Uma seqüência muito boa para emagrecer é o Surya Namaskar, pois usa bastante a força e é bastante dinâmica”, completou o professor. As invertidas também são indicadas para quem quer gastar mais caloria. “O Pincha Mayurasana é muito bom para emagrecer, pois é uma postura bastante difícil e forte”, disse Mário. Por ser uma postura avançada, é melhor ser feita apenas por praticantes experientes ou com ajuda de um professor.

O Yoga também ajuda a emagrecer de outras maneiras. Como a pessoa começa a se conhecer e a controlar os sentimentos, a comida acaba sendo apenas um coadjuvante na vida. “O Yoga controla a ansiedade e faz com o praticante coma menos e, conseqüentemente, emagreça”, afirmou Mário. Além disso, a prática ativa a energia vital fazendo com que o organismo funcione perfeitamente, eliminando os excessos. “O Yoga promove um funcionamento completo do corpo, inclusive do sistema endócrino, levando ao emagrecimento”, comentou Mário. O sistema endócrino é responsável pelos hormônios e, muitas vezes, pelo excesso de peso. Alguns asanas ajudam a melhorar o funcionamento deste sistema. “Não é comprovado cientificamente, mas sabe-se que o Matsyasana é muito bom para a tireóide”, finalizou o professor.

Confira os asanas indicados pelo professor Mário Américo.

SURYA NAMASKAR B (Saudação ao Sol)
Fique em Tadasana (Postura da Montanha). Inspire, dobre os joelhos, levantando os braços e olhe para as mãos, ficando em Utkatanasa (Postura Poderosa). Expire, desça seus braços bem abertos para o lado e mova o queixo em direção às canelas em Uttanasana (Postura do Alongamento Intenso). Passe para Ardha Uttanasana (Meia Postura do Alongamento Intenso), inspirando e arqueando o tronco em uma leve retroflexão com os braços estendidos e a cabeça olhando para frente. Expire e coloque as duas pernas para trás em Chaturanga Dandasana (Postura dos Quatro Apoios). Faça o Adho Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo), inspirando e estendendo os braços para levar o tronco para cima. Olhe para o teto. Vá para Adho Muka Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo), elevando o quadril, levando a cabeça para baixo para formar um triângulo com o corpo.

PINCHA MAYURASANA (postura invertida sobre os antebraços)
De pé, olhe para baixo, coloque as mãos no chão com os braços paralelos à cabeça. Os joelhos devem estar na mesma distância do quadril e as mãos na mesma do ombro. Com mãos e os antebraços firmes no chão, levante os joelhos e leve a pélvis em direção ao teto, formando uma letra A. As mãos devem estar próximas a uma parede e os antebraços paralelos na largura dos ombros. Contraia as costas e firme os pulsos no chão. Dobre um joelho e ande para perto da parede, mantendo a outra perna ativa. Dê alguns impulsos antes de tentar ficar de ponta cabeça. Cada vez que impulsionar, aplicando força no quadril, tente chegar mais alto até ficar de ponta cabeça, apoiado nos antebraços. Fique na posição por algumas respirações e desça devagar.

MATSYASANA(postura do peixe)
Deite-se no chão com as pernas dobradas e os pés no solo. Inspire, levante a pélvis e coloque as mãos embaixo dos ísquios. Desça o quadril em cima das mãos e estenda as pernas. Pressione as escápulas nas costas e, com uma inspiração, levante o tronco e a cabeça. Então, tente colocar o topo da cabeça no solo, fazendo um arco com o tronco e a cabeça. Mantenha-se na posição por algumas respirações.

Por Thays Biasetti
www.eyoga.com.br

Seja o primeiro a comentar




  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO