domingo, 13 de julho de 2008

YOGA NA TERCEIRA IDADE ou o sábio velhinho chamado Yoga & os velhinhos que ele curou



Om Náth Uttara Kaula Sampradáya!

UM dia eu fui apresentado a um velinho bem sábio que veio de uma terra muito distante. Era bastante esquisito e usava trajes estranhos, contudo, em cada gesto e atitude, era admiravelmente cativante. Sua serenidade me atraia. Era como se ele possuísse todas as respostas para minhas perguntas, mas não era muito de falar e quando falava, era em outra língua. Ele veio de um mundo completamente diferente do meu, mas eu não sei direito como é lá. Apesar de vir de um mundo diferente, assim como eu, outras pessoas que travaram de alguma maneira contato com este sábio velhinho partilhavam de minhas opiniões acerca dele: todos falamos muito bem de sua pessoa. Ele possuía muitos poderes. Testemunhei a cura de inúmeras pessoas que com ele estiveram e de alguma maneira, não sei bem como, ele possuía a capacidade de melhorar a vida de todos ao seu redor. É sobre este sábio velhinho, o Yoga, que melhorou a vida de muitos outros velhinhos, que vou escrever algumas palavras.

Muitos anos atrás, lá na terra deste sábio velhinho, existiram importantes homens que questionaram a morte. Em um texto muito importante denominado Katha-Upanishad, escrito por volta de 800 a.C., consta um diálogo:

[...] E disse Naciketas: ‘quando um homem morre me nasce uma dúvida. Uns dizem que morreu; outros alegam o contrário. Eu queria saber se podes me iluminar. [...]’. A morte respondeu: ‘Este é um ponto sobre o qual, a princípio, até os deuses duvidaram. Não é fácil de compreender [...]’. Mas Naciketas disse: ‘Sendo este um ponto sobre o qual até os deuses duvidaram, se ti mesma, Ó Morte, dizeis que não é fácil de compreender, dado que não será fácil encontrar um mestre como ti, não acredito que haja graça maior a que me negais’.

Neste texto, um jovem brâmane é entregue como discípulo a um mestre chamado Yama, o senhor do reino dos mortos. O conhecimento transmitido pelo mestre, o qual o jovem brâmane não tinha acesso entre os seus pares, era o conhecimento que vence a morte e o nome a ele atribuído fora Yoga.

Todos nós sabemos que envelhecer é inevitável, contudo, amadurecer de forma sadia é uma escolha. Inúmeras pessoas pelo mundo conheceram o Yoga e os resultados desta relação sempre estiveram atrelados a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Seus efeitos terapêuticos são cada vez mais reconhecidos pela ciência moderna. Sua prática está direcionada a qualquer idade, contudo, são aqueles que já passaram por mais de cinqüenta primaveras que mais apresentam resultados na qualidade de suas vidas e no aumento da vitalidade. Notadamente, o Yoga retarda o envelhecimento minimizando os efeitos da idade enquanto age diretamente sobre o sistema imunológico; a prática de ásanas (posturas de Yoga) revigora o tônus muscular perdido com o passar dos anos, além de corrigir defeitos de postura e alinhamento, uma vez que agem diretamente sobre a coluna, aliviando também as dores. Ao praticar os ásanas, inúmeros idosos que sofriam de incontinência urinária, a famosa ‘bexiga solta’, apresentaram uma significativa melhora. Determinados ásanas fortalecem os músculos da pélvis, o que acaba de vez com este problema que acomete homens e mulheres na terceira idade. Com o trabalho das torções e demais alongamentos a rigidez das articulações é diminuída, o que previne o reumatismo e a artrite. Os bandhas (movimentos de contrações musculares), eliminam problemas digestivos como as queimações e refluxos, colaboram com o trabalho intestinal, o que evita colites e prisão de ventre. As técnicas respiratórias do Yoga conhecidas como pránáyámas fortalecem o coração e agem diretamente sobre o sistema nervoso. Com isso ganha-se mais vigor respiratório e cardíaco. Mas os benefícios não param por aí.

As mulheres de meia e terceira idade são especialmente beneficiadas. A prática do Yoga elimina, ou pelo menos atenua, os efeitos da menopausa. Quando a mulher entra neste período ocorre um sensível desequilíbrio hormonal, o que provoca o desânimo, a angústia, insônia, irritabilidade, ressecamento das mucosas, queda de cabelos, enfraquecimento dos ossos e as famosas ondas de calor que trazem um terrível desconforto. Para que isso tudo possa ser atenuado, determinados ásanas, principalmente as posturas invertidas, irrigam e massageiam as glândulas que secretam os hormônios como a hipófise, a tireóide, as supra-renais e os ovários. Também é de grande auxílio os ásanas relaxantes, pois eles dispersam as dores musculares, baixam a pressão sanguínea, equilibram o ritmo cardíaco, reduzem a fadiga e melhoram a qualidade do sono.

Como todos podem ver, este sábio velhinho tem ajudado a muitas pessoas e é portanto inevitável que não falemos bem dele. Ele ajuda a integrar a mente e o corpo, causando um ‘alinhamento’ no sentido em que a mente entra em contato com cada uma das células e fibras do corpo. Como não se pode mergulhar no mesmo rio duas vezes, também cada um dos ásanas, como um jorro de nova energia, revigora a força vital do praticante. Sua prática purifica o corpo. Assim como o ourives aquece o ouro no fogo para purificá-lo, o mesmo ocorre com os ásanas, pois eles intensificam a circulação do sangue arterial, purgando o corpo das toxinas e das doenças decorrentes de um estilo de vida irregular, de hábitos insalubres e da má postura.

Finalmente, o Yoga restaura a simplicidade e a paz mental, libertando seus adeptos das aflições e confusões geradas por estados mentais muitas vezes condicionados a estilos de vida degenerados. A calma, passo a passo advém da prática de ásanas, pránáyámas e demais técnicas da tradição. Além de rejuvenescer com delicadeza o corpo, o Yoga irá revigorá-lo, libertando a mente dos sentimentos negativos; ademais, o Yoga preenche o Ser interior com esperança e otimismo, ajudando a superar os obstáculos a uma saúde perfeita e ao contentamento espiritual. É um renascimento. Na verdade, uma reintegração!

“O Yoga é uma luz que, depois de acesa, nunca enfraquecerá. Quanto melhor você praticar, mais forte será a chama.” – B.K.S. Iyengar.

Om Namah Shivaya!

Fernando Liguori

Anuttara Kápilanáth Kuláchárya

http://srikulacara.blogspot.com/

_______________________________________

O autor é professor de Yoga e desenvolve projetos na área de Yoga para 3ª idade, Yogaterapia e personal Yoga. Mora em Juiz de Fora, MG, com sua esposa e filho, de onde edita o blog Náth Uttara Sríkulácára Samprdáya

1 Comentário:

Nathan (Artigo da Terceira Idade) disse...

Gostei desse artigo, importante informar com qualidade as pessoas na terceira idade, grupo cada vez mais numeroso.
Abraços !




  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO