quarta-feira, 1 de outubro de 2008

YOGA


Projetos e workshops na área do Yoga desenvolvidos pelos professores
Fernando Liguori & Júlia Marina

Hatha Yoga
Hatha Yoga é o método de Yoga mais conhecido no ocidente. Literalmente, hatha significa ‘esforço’. Trata-se de um método corporal de Yoga que pode ser praticado por indivíduos em qualquer idade. Embora aparentemente sua atuação esteja focada no corpo físico, ela equilibra e harmoniza o corpo, a mente e as emoções. Este estado pode ser alcançado através da prática de ásanas (posturas físicas), pránáyámas (exercícios respiratórios), mudrá e bandha (técnicas psicofísicas de liberação da energia vital), shatkarma (limpeza interna), bem como uma grande variedade de técnicas de meditação e relaxamento.

Personal Yoga / Yogaterapia
O Yoga personalizado respeita a natureza e o interesse de cada aluno, através de aulas elaboradas de acordo com suas as características anatômicas, físicas e mentais. É feito um acompanhamento rigoroso por parte do instrutor, buscando a melhoria de determinados problemas ou limitações do aluno, podendo ser praticadas por qualquer pessoa e em qualquer idade. Neste trabalho, incluímos uma orientação através da terapia ayurvédica, trabalhando com o aluno na busca de seu equilíbrio, através de indicações de uma alimentação e estilo de vida e práticas adequados à seu biótipo específico (dosha).

A aula pode ser realizada em sua casa, em clubes, academias, parques etc., e poderá ser praticada por um, dois ou até três participantes, com preços diferenciados.

Yoga Hormonal
Especial para mulheres que estão próximas ou já na fase de menopausa, direcionada para o favorecimento do sistema endócrino, tireóide e hipófise, tornando tal fase uma experiência de amadurecimento e equilíbrio natural. Também ameniza sintomas e transtornos da TPM, melancolia, depressão, síndrome do pânico e frigidez feminina.

Yoga para crianças
Além de trabalhar a parte física, fortalecendo e alongando os músculos e aumentando a imunidade, este trabalho visa, principalmente, o desenvolvimento da concentração, calma, segurança e equilíbrio para a criança, fatores tão necessários para seu desenvolvimento nos dias de hoje. O trabalho é feito de forma lúdica e divertida, podendo ser praticada por crianças a partir dos 5 anos.

Yoga para gestantes
Considerada uma prática completa para grávidas, preparando-as física, mental e espiritualmente para a geração de um novo ser. Trabalhamos com aulas em grupo ou individuais, através do projeto “Luz Divina”, que visa um acompanhamento holístico integral, durante e após a gravidez, para a futura mamãe e seu bebê.

Yoga Baby e pós-parto
Visa uma rápida e natural recuperação pós-parto, através de equilíbrio hormonal e fortalecimento de todo o corpo, especialmente da região pélvica. O Bebê é integrado a esta prática, através de posturas que são desenvolvidas com a mãe e o filho, garantindo inúmeros benefícios para os dois.

Yoga para a maturidade
Este projeto tem a finalidade de levar saúde e bem estar a homens e mulheres que anseiam por uma melhor qualidade de vida, proporcionando à esta importante fase, grandes descobertas e alegrias, numa jornada que trabalhará com o corpo, a mente e a alma os levando à completude e ao autoconhecimento.

Meditação
Meditação é uma técnica psicoespiritual cujo método consiste em se abstrair das vibrações sensórias, concentrar a mente mantendo-a fixa em um propósito sublime. Este processo harmoniza as vibrações da mente, deixando-a em um estado semelhante a um lago tranqüilo, quando se pode perceber o brilho refletido do Ser Interior mais refulgente. Sua prática regular acarreta vários benefícios, dentre os quais podemos citar: maior autoconfiança, expansão mental, inteligência emocional, firmeza de caráter, amor à natureza e aos demais seres vivos.

Massoterapia e aconselhamento Ayurvédico
Através de um diagnóstico especializado sobre os desequilíbrios que afetam nosso ser, a medicina ayurvédica, uma ciência indiana milenar, busca trazer saúde e paz para todos os aspectos de nossas vidas. Algumas mudanças em nossa alimentação, o desenvolvimento de técnicas yogís e de massagem, podem trazer resultados surpreendentes sobre nosso comportamento, agindo holisticamente sobre nós.

Yoga empresarial
Este projeto visa o bem-estar dos funcionários de diversos setores, garantindo saúde, concentração e bom-relacionamento entre eles e também com a própria empresa.

. Workshops .

Workshop de Hatha Yoga
Este workshop foi criado para proporcionar a praticantes e professores um aprofundamento na filosofia e prática do Hatha Yoga. Além de um estudo direcionado sobre os ásanas, pránáyámas, mudrás, bandhas e shatkarmas, há um aprofundamento filosófico mais apurado sobre as três escrituras mais conhecidas deste ramo do Yoga: o Hatha Yoga Pradípiká, o Gheranda Samhitá e o Shiva Samhitá.

Workshop de Rája Yoga
Rája Yoga é o Yoga da mente. Este método capacita o praticante a ter maior controle e domínio sobre suas capacidades mentais, desenvolvendo em níveis apurados seu poder de abstração dos sentidos externos, concentração e meditação. O workshop de Rája Yoga tem a finalidade de levar estudiosos e praticantes a um aprofundamento teórico e prático sobre o Ashtánga Yoga ou Yoga de oito passos de Pátañjali assim como uma imersão no universo filosófico do Yoga-Sútras.

Workshop de Tantra
Tantra, além de uma prática espiritual, é uma filosofia de vida. Uma das maiores características do Tantra é a não exigência do espírito de ascetismo e renúncia, procurando sempre conciliar o objetivo de auto-realização, liberdade espiritual (moksha), união (yoga) com a experiência da vivência prazerosa da vida comum (bhoga). Assim, este caminho é denominado Tantra Sádhana, que significa uma senda de esforço e autocontrole no desenvolvimento das potencialidades espirituais e humanísticas do Ser.

Workshop “Luz Divina” – Preparação Holística para Gestantes
Este workshop visa a preparação corporal, mental e espiritual da gestante e do bebê, visando a integração da mulher e preparação para um parto consciente em um pós-parto saudável e harmônico. Serão apresentadas práticas e técnicas baseadas no Yoga, para que se possa desenvolver um plano diário que irá culminar numa gestação prazerosa e de inúmeras descobertas.

Workshop de Shantala
Técnica milenar de massagem para bebês, lhes trazendo segurança, auxiliando em seu desenvolvimento físico e psicomotor, além de fortalecer o elo entre os pais e o bebê. Neste curso, ainda, introduzimos conceitos da medicina indiana ayurvédica, nos auxiliando, de forma natural, nos cuidados e atenção com nosso filho.


Fernando Liguori é professor de Hatha Yoga e Tae Kwon Do. É terapeuta holístico, Mestre Reiki em sete sistemas diferentes, e enfermeiro; desenvolve projetos, palestras e workshops na área de Yoga na Maturidade, Yogaterapia e Personal Yoga. Mora em Juiz de Fora, MG, com sua esposa e filho, de onde edita o blog Náth Uttara Sríkulácára Samprdáya, dedicado ao estudo da Tradição do Yoga, do Tantra e do Shaivismo da Caxemira.

Júlia Marina é professora de Yoga, meditação, Sociologia, Filosofia, e terapeuta ayurvédica. Desenvolve cursos e palestras na área de Yoga para gestantes – oferecendo um acompanhamento holístico com um programa apropriado a cada gestante, Yoga Baby e pós parto e Yoga para crianças. Mora em Juiz de Fora, MG, com seu marido e filho, de onde edita o blog Yoginí, dedicado ao estudo e a divulgação do Yoga sob um enfoque feminino.

Seja o primeiro a comentar




  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO